Audiência pública lança plano de valorização das culturas africana e indígena

Por DICOM
27/05/2010 10h28 - Publicado há 14 anos
Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins
A Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa realiza nesta quinta-feira, dia 27, às 8h30, uma audiência pública para o lançamento do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. O evento que acontecerá no auditório da Casa com a participação de 40 instituições da sociedade organizada e dos governos foi proposto pela deputada Solange Duailibe (PT). O objetivo é incluir, no conteúdo programático das redes de ensino público e privado do Estado do Tocantins, o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A iniciativa, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), visa resgatar as contribuições nas áreas social, econômica e política das culturas africana e indígena para a formação da população brasileira. “Além de cumprir a Lei de Diretrizes e Bases, vamos contribuir para o combate ao preconceito, ao racismo e à discriminação na luta pela redução das desigualdades sociais, pois é, na escola, que se formam cidadãos conscientes sobre seus valores e sobre a diversidade de culturas que fazem o Brasil rico e múltiplo que somos”, justifica a deputada. A coordenadora-geral de Diversidades do Ministério da Educação (MEC), Leonor Franco de Araújo, fará a palestra central para sensibilizar prefeitos municipais, secretários de Educação e reitores de universidades sobre a necessidade da assinatura de adesão ao plano. (Patrícia de Assis)