Plano Nacional Curricular Etnorracial no Tocantins é destaque em audiência pública

Por DICOM
28/05/2010 10h43 - Publicado há 14 anos
Educadores se reúnem na Assembléia
A audiência pública, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 27, no auditório da Assembléia Legislativa, que tem como foco a adesão do Tocantins ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, reuniu educadores, gestores municipais e estaduais e representantes da sociedade civil. O propósito é debater o assunto com vistas à inclusão do conteúdo programático nas escolas públicas e privadas. Na abertura do evento, alunos da Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, de Palmas, salientaram um pouco da importância da diversidade de culturas por meio de danças, declamações poéticas e show musical. Logo após as apresentações artísticas e culturais, a primeira-vice- presidente do Parlamento, deputada Solange Duailibe (PT), autora da proposta que solicitou a audiência, deu seqüência à programação no Plenarinho da Casa. Durante a abertura dos trabalhos na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, a parlamentar ressaltou a necessidade da adesão do Estado ao programa do Ministério da Educação, que visa à inclusão da temática afro-brasileira e indígena nas escolas com a intenção de combater o preconceito racial e reduzir as desigualdades sociais. “Apesar de termos avançado nas nossas relações sociais, ainda precisamos nos unir para sensibilizar a sociedade sobre a importância de conscientizarmos nossos alunos desde a infância sobre o respeito aos direitos legais de integrantes de todas as culturas. A nossa meta é contribuir para a formação de cidadãos que valorizem a diversidade e assim reconhecer e valorizar a história afro-brasileira e indígena”, destacou Solange. O deputado Marcello Lelis (PV) também reforçou a iniciativa. “Minha participação na discussão é no intuito de defender a adesão do Tocantins a esse plano para que possamos contribuir com o combate ao preconceito racial e também ajudar a promover uma sociedade mais democrática”, afirmou Lelis. O secretário da Educação de Palmas, Danilo de Melo que representou o prefeito Raul Filho também acredita que a sensibilização de professores e alunos é o melhor caminho para implementar a inclusão deste conteúdo nas escolas. “É necessário que haja investimento na formação de educadores para que possamos inserir a temática nos primeiros anos de ensino, estimulando a inclusão e eliminando as desigualdades, evitando a evasão escolar por falta de apoio da escola”, argumentou o secretário. Além de deputados, também participam dos debates o procurador da República e procurador regional do cidadão, Victor Manoel Mariz, a coordenadora-geral de Diversidades do Ministério da Educação e Cultura, Leonor Franco de Araújo, o reitor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins, Francisco Nairton, o presidente do Fórum Estadual da Educação e Cultura Afro-brasileira, Maximiano Santos. Nesta manhã, está sendo ministrada uma palestra de apresentação do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares e a forma de adesão do Estado à política de inclusão do conteúdo programático das redes de ensino. (Maisa Medeiros)