Presença de médica em IML pode se tornar obrigatória

Por DICOM
16/07/2010 10h05 - Publicado há 14 anos
Deputado Stalin Bucar (PR)
O deputado Stalin Bucar (PR) teve aprovado, na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 7, um requerimento que encaminha um anteprojeto de lei ao Governo Estadual, sugerindo que seja elaborado um projeto de lei que determine a obrigatoriedade da presença de médicas peritas em cada posto do Instituto Médico Legal – IML - do Estado. Segundo Stalin, a presença de médicas nos IMLs é necessária para que as vítimas femininas de abusos sexuais, em especial as crianças e adolescentes, ao serem submetidas a exames ginecológicos possam se sentir menos constrangidas. “A vítima sofre um constrangimento ao ser abusada sexualmente e ainda tem que se submeter ao exame de conjunção carnal feito por um médico do sexo masculino torna o fato ainda mais traumático e contrangedor”, afirmou Stalin. O republicano teve outros 55 requerimentos aprovados nesta quarta-feira. Na mesma ordem do dia, foram aprovadas duas matérias do deputado Marcello Lelis (PV) que tramitaram em regime de urgência. Uma delas solicita à Prefeitura de Palmas a imediata adequação da estrutura física dos conselhos tutelares da Capital. Em outro requerimento, Lelis pede a instalação de ar-condicionado no setor de oncologia do Hospital Geral de Palmas – HGP. O deputado do Partido Verde teve outros nove requerimentos aprovados, sendo que esses tramitaram normalmente. As matérias do petebista José Geraldo recomendam diversos serviços a serem realizados pelo Governo Estadual, que vão desde a cobertura de quadra poliesportivas em colégios de Bernardo Sayão e na Fundação Fé e Alegria em Sucupira até a instalação de câmaras de vídeo no Hospital Regional de Paraíso. Já o presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), solicitou a implantação do Projeto Zig Zag em Aguiarnópolis, a pavimentação de trecho da estrada que liga Sítio Novo a TO-201 e da rodovia que liga Sítio Novo a Pequizeiro, dentre outras obras. Outro parlamentar que teve aprovado benefícios para rodovias foi o Raimundo Palito (PP) que quer a recuperação da TO-222, entre Araguaína e Filadélfia. Também receberam aval do plenário os requerimentos de autoria dos deputados Amélio Cayres (PR), Angelo Agnolin (PDT), César Halum (PPS), José Viana (PSC), Eli Borges (PMDB), Fábio Martins (PDT), Iderval Silva (PMDB), Josi Nunes (PMDB), Manoel Queiroz (PPS), Osires Damaso (DEM), Pastor Pedro Lima (PR), Raimundo Moreira (PSDB) e Toinho Andrade (DEM). A instalação de telefones públicos, financiamentos a pequenos agricultores, concessão de bolsas para acadêmicos da Unitins, vinculados a Eadecon são alguns dos serviços solicitados. (Elpídio Lopes)