O primeiro-secretário do Parlamento, deputado Paulo Roberto (PR) recebeu na tarde desta terça-feira, 24, na sala de reuniões da Assembléia Legislativa, o presidente nacional da Central Única de Trabalhadores (CUT), Artur Henrique. Também fizeram parte da comitiva dirigentes estaduais e filiados de sindicatos de diversas categorias. O encontro teve como principal propósito entregar à Assembléia Legislativa a plataforma da CUT para as eleições 2010.
De acordo com Artur Henrique, a plataforma apresentada e lançada nesta terça é resultado de um trabalho de dois anos de debate com os sindicatos, federações e confederações. “Este documento contêm 220 propostas sintetizadas em três grandes diretrizes que tratam sobre a valorização dos trabalhadores, democratização e papel do Estado, distribuição de renda e inclusão social”, destacou o presidente da CUT.
Na ocasião, a presidente estadual do CUT no Tocantins, Silvinha Pires, enfatizou o esforço dos sindicatos na elaboração das propostas e salientou que as reivindicações contidas no documento visam beneficiar a classe trabalhadora por meio da sugestão de políticas públicas para as categorias. “Estamos hoje lançando essa plataforma que é um trabalho estadual da CUT, na intenção de reunir os servidores para analisar a conjuntura nacional e estadual e também entregar este documento para os candidatos a governo para que eles possam estar incluindo estas reivindicações nas suas propostas de governo”, disse.
O deputado Paulo Roberto, por sua vez, ressaltou a importância da atuação da CUT na defesa de direitos dos trabalhadores e da união dos representantes dos sindicatos na busca por melhorias de trabalho e valorização. “Essa Casa de Leis tem sido grande aliada dos servidores nas negociações por melhorias salariais. E por meio da mediação de propostas e aprovação de projetos temos conseguido, junto ao Governo, concretizar ações relevantes que beneficiaram muitas categorias”, considerou o parlamentar.
A reunião contou com a participação de cerca de 30 filiados e presidentes do Seet – Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins; do Sintet – Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins; do Sintras – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde; do Seceto – Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado; e do Sintecimto- Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário do Estado do TO. (Maisa Medeiros)