Assembléia recebe novos equipamentos de videoconferência

Por DICOM
14/09/2010 14h46 - Publicado há 13 anos
Equipamentos já estão sendo montados
Com o objetivo de agilizar o processo de transmissão de videoconferências do Programa Interlegis, do Senado Federal, o Parlamento Tocantinense está instalando novos equipamentos do sistema de videoconferência que devem entrar em operação até o final de setembro. A adequação faz parte da segunda fase do programa Interlegis de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal, que tem como propósito possibilitar uma maior participação da população às atividades parlamentares. De acordo com o diretor de área de Informática da Casa de Leis, Carlos Rogério Leão, o novo sistema vai permitir, além da agilidade, maior qualidade de imagem devido à troca do link para interligação das Casas Legislativas e dos equipamentos do sistema de videoconferência. Estão sendo substituídos câmeras, TV”s, computador com sistema que gerência as videoconferências, ativos de rede e outros aparelhos que compõem o sistema. Os equipamentos foram doados pelo Interlegis, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). No Tocantins , a Assembléia Legislativa tem integrado o sistema desde 2002, possibilitado a realização de treinamentos, videoconferências em duas salas destinadas para esse fim, sendo uma de multiuso com 20 computadores e TV e outra de videoconferência. Outra vantagem do programa, segundo Carlos Leão, é a instalação do SAPL- Sistema de Apoio ao Processo Legislativo- disponibilizado no site da Assembléia Tocantinense, que tem a finalidade de contribuir com o trabalho legislativo. No link, os parlamentares podem ter acesso facilitado na base de dados aos projetos em todas as fases de tramitação, pesquisa de leis por temas e outras informações referentes às matérias aprovadas nesta legislatura. Interlegis O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação (internet, videoconferência e transmissão de dados), que permitem a comunicação e a troca de experiências entre as casas legislativas e os legisladores e entre o Poder Legislativo e o público. (Maisa Medeiros)