Servidores recebem orientação sobre cuidados com a saúde
A Coordenadoria de Seleção, Treinamento e Desenvolvimento Funcional da Assembléia Legislativa - Cotref – realizou, nesta quarta-feira, dia 20, duas palestras, ministradas pelo fisioterapeuta Alberto Santiago, que orientou dezenas de funcionários sobre os efeitos do estresse na qualidade de vida humana. As palestras aconteceram das 8 às 9h e das 14 às 15h, na sala da Universidade Anhanguera - Uniderp - do Pólo Girassol, localizado no prédio do Parlamento.
Alberto Santiago alertou sobre os riscos da falta de exercícios e da má alimentação para a saúde das pessoas. Alberto disse que as duas maiores desculpas para as pessoas não praticarem exercícios físicos é a falta de tempo e de disponibilidade. “Esses fatores comprovam a tendência de acomodação do brasileiro”, garantiu.
O palestrante lembrou que o café só faz bem se ingerido em pequena quantidade, no máximo duas vezes ao dia e a coca-cola só nos finais de semana e, se possível, de 15 em 15 dias. Para o fisioterapeuta, um bife de carne vermelha não pode ser superior à palma da mão e à espessura do dedo mínimo do degustador.
Uma curiosidade mencionada por Alberto é que o frango de granja é mais saudável que o caipira. Segundo ele, o frango caseiro é criado solto e se alimenta de diversos dejetos. No caso do frango de granja, ele é criado no sistema de confinamento, alimentado de ração limpa, mediante tecnologia moderna e diminuição da aplicação de hormônios. “Com isso, as aves de viveiros se tornaram mais saudáveis”, assegurou.
Já o peixe mais recomendado é o de escamas, apesar de todos serem ótimos. Alberto Santiago finalizou, “Com saúde, pode se ter tudo e sem saúde, pode não se ter nada”, finalizou Alberto numa indicação de que o bem-estar vale mais do que qualquer outra coisa. (Elpídio Lopes)