Depois de ouvir a explanação de representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça e do Tribunal de Contas do Estado, os deputados prometem continuar com debates sobre as diretrizes orçamentárias/2111. O objetivo é deliberar sobre a questão do aumento de percentual de verbas destinadas aos referidos órgãos, conforme proposta do Governo do Estado, por intermédio do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na manhã desta terça-feira, dia 26, foram realizadas duas reuniões seguidas sobre o tema.
Segundo o presidente da Assembléia, deputado Júnior Coimbra (PMDB), os representantes dos poderes apresentaram seus argumentos, justificando as necessidades de cada instituição, mas não foi fechada a questão.
Em entrevista, Júnior Coimbra disse que vai continuar com o debate sobre esses recursos, prometendo concluir o assunto o mais rápido possível. “Vale lembrar que esse projeto foi elaborado pelo atual Governo, antes do resultado das eleições. A proposta é dar mais autonomia administrativa aos poderes, sem inviabilizar a administração do Executivo”, disse Coimbra.
Para o relator da matéria, deputado Sandoval Cardoso (PMDB), a reunião mostrou a necessidade de negociação. “Esperamos concluir o processo, atendendo a todas as demandas, a fim de que cada instituição possa funcionar com eficiência”, afirmou.
Já o deputado oposicionista Raimundo Moreira (PSDB) acha que não houve avanço nos debates. “As reuniões não foram conclusivas, mas espero que prevaleça o bom-senso, para que o Executivo prepare este Governo para o próximo, com respeito e transparência”, defende Moreira. (Penaforte Diaz)