Foi aprovada durante as sessões extraordinárias nesta quinta-feira,28, a proposta do deputado Stalin Bucar (PR) que institui o programa “Empresa Amiga da Educação no Estado do Tocantins”. O projeto concede incentivo às pessoas jurídicas do Estado que contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino público estadual.
Stalin Bucar explicou que as pessoas jurídicas que cooperarem com as escolas poderão divulgar suas contribuições com fins promocionais e publicitários. As empresas interessadas podem colaborar com recursos materiais para a realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação, ou outras ações que visem beneficiar os prédios e o ensino com um todo.
Entre as matérias aprovadas, durante as sessões extras, destaca-se também um projeto de lei do deputado César Halum (PPS) que modificou a Lei que instituiu o Fundo Especial de Modernização e Aprimoramento do Poder Judiciário – Funjuris/TO.
Durante as sessões foram aceitas duas propostas que concedem título de cidadania tocantinense. Uma de autoria do presidente da Casa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), ao empresário e engenheiro florestal Marcos Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim. A segunda, do deputado César Halum, beneficia o Capitão-de-Mar-e-Guerra Vilmar José Fortuna. Halum justifica sua iniciativa destacando que Fortuna promoveu ações que tornaram o Lago de Lajeado mais seguro e agradável para a navegação. Foi também responsável pela sinalização de um trecho do Rio Tocantins, que garantiu maior segurança à população que freqüenta o local conhecido como Funil, no município de Miracema. (Elpídio Lopes e Patrícia de Assis)