Araguaína recebe primeira reunião da Assembléia Participativa

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Logomarca
A nova estratégia de ações da Assembléia Legislativa para estreitar suas relações com o povo tocantinense é posta em prática. Com a presença de vários deputados, acontece em Araguaína, a primeira das oito reuniões agendadas em municípios pólo do Estado para captar as reais necessidades dos cidadãos tocantinenses. O programa Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão oferece a oportunidade para que toda a população possa sugerir e propor melhorias para as suas comunidades. O objetivo é que o Parlamento esteja ao alcance de todos os 139 municípios do Estado. O programa prevê uma interação entre os parlamentares e a sociedade civil, prefeitos, vereadores, representantes de entidades governamentais e empresariais, presidentes de associações, lideranças comunitárias e estudantes. “É um instrumento de transparência e representatividade onde o legislativo torna-se mais próximo ao povo que representa”, diz o presidente do Legislativo Carlos Gaguim (PMDB). A organização e contatos com as lideranças ficam sob a responsabilidade, principalmente, dos deputados da região. O lançamento oficial do Programa Assembléia Legislativa: A Voz e a Vez do Cidadão ocorreu na cidade de Araguatins, em 19 de abril. A reunião subseqüente que seria na cidade de Augustinópolis foi cancelada e remarcada para os dias 06 e 07 de julho. A agenda do programa prevê para o mês de maio Araguaína 04 e 05; Colinas 18 e 19. em junho será a vez das cidades de Pedro Afonso, 01 e 02; Paraíso, 15 e 16; Gurupi, 22 e 23 e Taguatinga nos dias 29 e 30. A última reunião acontece na Capital nos dia 13 e 14 de julho. Para criar mais interação e oportunidade de expressão da população, a Assembléia abriu espaços para receber sugestões online através dos sites www.assembleiaparticipativa.to.gov.br e www.al.to.gov.br. Os internautas podem opinar através destes dois endereços eletrônicos. Segundo o presidente da Comissão Especial para coordenar o programa, deputado Paulo Roberto (DEM), “a missão da Assembléia Participativa é aproximar o máximo possível a relação entre os poderes constituídos e a população, que pode reivindicar ou sugerir os benefícios prioritários específicos para cada região. Para isso, todos os meios devem ser utilizados porque é um direito do povo e um dever do Legislativo”, afirma o deputado.