Marcello Lelis quer a regularização do transporte escolar do Estado
Em requerimento que tramitou em regime de urgência, aprovado na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 10, o deputado Marcello Lelis (PV) solicitou à Secretaria Estadual de Educação e Cultura a regularização do serviço de transporte escolar nos municípios tocantinenses. Dentre as outras matérias de Lelis, foi aprovada também a que sugere a eletrificação e a iluminação da Praia dos Buritis no Lago de Lajeado, além da que pede que o comandante-geral da Polícia Militar informe ao Parlamento Tocantinense se realmente está faltando combustível para abastecer as viaturas da Polícia Militar do Estado.
Três dos requerimentos do deputado José Geraldo (PTB) tramitaram em regime de urgência. Em um deles o parlamentar solicita ao Executivo Estadual o pagamento das indenizações reconhecidas judicialmente em favor dos pensionistas militares do Estado e explicação sobre o atraso no repasse aos municípios das parcelas de recursos destinados ao transporte escolar da rede estadual.
O deputado César Halum (PPS) pede que o presidente do Senado José Sarney (PMDB) inclua na ordem do dia daquela Casa o Projeto de Lei nº 3 de 2005 que autoriza a utilização de remédios genéricos veterinários no Brasil. A implantação de um colégio de 1º e 2º grau, no Setor Irmã Dulce em Palmas, fez parte das solicitações do parlamentar evangélico Eli Borges (PMDB).
De autoria do deputado Fábio Martins (PDT) foram aprovados onze requerimentos, incluindo um que pede convênio do Governo com a prefeitura de Ipueiras, para a construção de casas populares e de um centro de capacitação em confecção. Já do democrata Osíris Damaso 13 proposições receberam anuência do Plenário. Em uma delas, ele pede a revitalização da sinalização da TO-080, no trecho que liga as cidades de Paraíso do Tocantins a Caseara.
Ainda tiveram requerimentos aprovados os peemedebistas Iderval Silva, Josi Nunes e Júnior Coimbra, os republicanos Luana Ribeiro, Raimundo Palito e Stalin Bucar, o peessedebista Raimundo Moreira e o democrata Toinho Andrade. Os pedidos vão desde a instalação de rede de água tratada, asfalto, poços artesianos até a implantação do Programa Farmácia Popular, de biblioteca pública e de centro de hemodiálise. (Elpídio Lopes)