O embate de idéias entre as bancadas de sustentação e oposição ao governo estadual foi demonstrado nos discursos proferidos na sessão especial de posse, realizada na manhã desta terça, dia 1º, na Assembléia. Em nome do Legislativo, a deputada Solange Duailibe (PT) afirmou que um Parlamento forte, aberto à sociedade organizada e focado nos objetivos de interesse da população deve marcar esta legislatura.
“Apoiaremos todas as iniciativas que resultarem em benefício para o povo e estiverem afinados com as demandas sociais”, concluiu Solange.
Primeiro a falar e em nome da bancada de sustentação, o deputado recém-empossado Freire Júnior (PSDB) destacou as transformações “positivas e salutares” que o atual governo promove no Estado, como a reforma administrativa e o corte de despesas.
O parlamentar também afirmou que o governo pretende manter uma relação harmônica entre o Executivo e órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal de Contas (TCE) e a Defensoria Pública, além do governo federal.
Mais assertivo, o deputado Sargento Aragão (PPS) discursou em nome da oposição. Após parabenizar o governo pela eficiência ao reduzir a despesa pública, o parlamentar reafirmou que vai cumprir seu papel de oposicionista ao fiscalizar o Executivo e trabalhar pelo equilíbrio de forças no Legislativo.
Em nome do governador Siqueira Campos (PSDB), o vice-governador João Oliveira (DEM) demonstrou uma forma mais conciliadora. “O governo assumiu desarmado o comando do Estado e fará todos os esforços para o bem dos tocantinenses”, disse o democrata que também relembrou da luta de Siqueira pela criação do Tocantins. (Glauber Barros)