Produção rural no interior pode ganhar novos estímulos
Preocupada com a distribuição justa do desenvolvimento, a deputada Luana Ribeiro (PR) pede ao governo, em requerimentos aprovados na ordem do dia da manhã desta quarta-feira, dia 16, benefícios para os produtores rurais no interior tocantinense. A parlamentar solicitou a implantação do programa Compra Direta, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), para 123 localidades.
Pelo programa, a produção rural é adquirida para o consumo local em entidades públicas, como creches e escolas. Em outro requerimento, a implantação de cursos de capacitação de beneficiários dos projetos de inclusão produtiva, para 136 municípios, também recebeu a anuência dos deputados.
Na mesma sessão, foram aprovados dois requerimentos em regime de urgência. Um deles, do deputado José Geraldo (PTB), pede a doação de uma área urbana para a construção de casas populares na quadra 407 Norte, em Palmas.
Outra matéria, que tramitou em tramitação urgente e foi proposta por Luana Ribeiro, solicita a reconstrução da ponte que liga os municípios de Itacajá e Itapiratins. Em tramitação regular, foram aprovados dois requerimentos. A deputada Josi Nunes pede informações sobre os motivos da suspensão da inserção de dados no Portal da Transparência.
Já o deputado Marcello Lelis (PV) requer informações à prefeitura da Capital sobre investimentos no transporte público. A matéria pede que a descrição aborde os recursos aplicados desde 2005 e discrimine dotações orçamentárias, convênios, além de programas e obras realizadas. (Glauber Barros)