Carnaval de Palmas repercute no Parlamento Tocantinense

Por DICOM
16/02/2011 17h42 - Publicado há 13 anos
Plenário da Assembléia Legislativa do Tocantins
Munido de uma pesquisa de opinião pública (sem identificar a fonte), o deputado Eli Borges (PMDB) apresentou, na sessão desta quarta-feira, dia 16, as impressões dos palmenses sobre a realização do carnaval de Palmas/2011. “Tenho minha posição espiritual, e não vou entrar no mérito da questão, mas os dados revelam que a maioria da população da Capital é contra a realização do carnaval”, garante o deputado. Eli Borges sugere como alternativa que o poder público invista a verba que seria destinada ao carnaval em atividades turísticas permanentes. “Se esse dinheiro fosse investido na infra-estrutura turística de Taquarucu, por exemplo, teríamos ganhos permanentes, tanto no setor cultural com no econômico”, defende ele. Ao contrário de Eli Borges, o deputado José Bonifácio (PR) disse que o poder público tem o dever de garantir a realização da festa. “A Constituição garante o direito ao lazer e o carnaval é uma festa tradicional do povo brasileiro. Será que Palmas não é Brasil?”, questiona Bonifácio. Ele citou ainda que as prefeituras de Xambioá, Araguatins e Tocantinópolis fazem grandes investimentos na festa e têm grande aceitação popular. Já a deputada Solange Duailibe (PT) disse que não é justo que a prefeitura arque sozinha com as despesas da festa. Ela criticou a falta de parceria da iniciativa privada, lembrando que a prefeitura tem poucos recursos, agravados com a queda do FPM. “O prefeito teve que priorizar setores mais essenciais para a população como o da saúde e educação”, esclareceu. (Penaforte Dias)