Diploma de jornalista pode ser exigido para exercício da profissão
A deputada Solange Duailibe (PT) reapresentou à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, na manhã desta terça-feira, dia 1º, um projeto de lei que exige a apresentação de diploma de formação superior em Jornalismo para contratação desses profissionais no âmbito do Serviço Público do Estado.
“Consideramos a comunicação de suma importância na vida pública e queremos evitar a improvisação de pessoas não habilitadas para essa função de grande responsabilidade”, justificou a parlamentar.
Com o mesmo objetivo, a petista apresentou também um requerimento que altera a Resolução nº 286, de 17 de fevereiro de 2011, visando incluir na tabela de cargos comissionados da Casa o cargo de assessor de imprensa para cada um dos 24 gabinetes.
“A idéia é que, com um salário mínimo de R$ 2.400,00, esses cargos possam ser providos por um profissional devidamente habilitado como jornalista graduado. Essa é outra medida para valorizar os profissionais da área, qualificando ainda mais a assessoria dos gabinetes dos parlamentares estaduais”, explicou a deputada. (Patrícia de Assis)