Josi Nunes faz reivindicações a Lula
A deputada Josi Nunes (PMDB) apresenta, nesta segunda-feira, dia 30, ao presidente Luís Inácio Lula da Silva quatro reivindicações visando melhorias na área da saúde e educação do Tocantins, além de uma alteração na Legislação Federal visando a redução do valor das contas de energia elétrica. A audiência com o presidente Lula acontece a partir das 16 horas, no Palácio do Planalto, quando a parlamentar tocantinense acompanha a líder das quebradeiras de côco, Dona Raimunda, o deputado federal Moisés Avelino (PMDB), o vereador da Capital Rilton Faria (PT) e outras lideranças do Estado.
A deputada Josi Nunes estará reiterando ao presidente Lula a solicitação para federalização da Faculdade Unirg, de Gurupi. Josi argumenta que a Constituição Federal de 1988 já determina a criação de uma Universidade Federal em Gurupi, e que a estrutura da Unirg poderia ser encampada pela nova instituição. Outra solicitação da deputada ao presidente da República é para que o Governo Federal disponibilize recursos para construção do Hospital Universitário de Gurupi. A nova estrutura além de atender a necessidade dos acadêmicos da área da saúde, auxiliaria no atendimento à população.
Na ocasião, a deputada Josi Nunes também entregará ao Presidente um pedido para que a cidade de Dianópolis também possa contar com uma UNED (Unidade Descentralizada de Ensino) da Escola Técnica Federal de Palmas, como já irá acontecer com Gurupi, Porto Nacional e Araguaína. A deputada relata que a região Sudeste necessita também desta unidade de ensino profissionalizante, visando qualificar os jovens da região para enfrentar o concorrido mercado de trabalho.
Retomando a discussão sobre a energia elétrica, Josi Nunes entregará a Lula uma solicitação para que o Executivo encaminhe ao Congresso Nacional uma proposta de alteração na Lei Kandir, para que acabe com a bi-tributação existente na cobrança do ICMS nas contas de energia elétrica. A proposta da parlamentar tocantinense é para que seja cobrado o imposto apenas sobre o valor consumido. Se a medida for adotada haverá redução real no valor final pago pelo consumidor.