Paralisação de obras é motivo de denúncia ao MPF

Por DICOM
05/04/2011 17h28 - Publicado há 13 anos
Deputado Marcello Lelis (PV) é autor da denúncia
O deputado Marcello Lellis (PV) afirmou, durante a sessão da manhã desta terça-feira, dia 5, que pedirá ao Ministério Público Federal (MPF), ainda na tarde de hoje, abertura de inquérito e Ação Civil Pública para apurar responsabilidades sobre a paralisação de obras na Capital do Estado. De acordo com o parlamentar, a situação das obras paradas de Palmas é “uma demonstração inequívoca de que a Capital não tem uma administração comprometida com a boa aplicação dos recursos públicos”. O líder do PV afirmou que, dos 45 contratos em andamento, 34 deles, ou seja, 75,5% encontram-se com as obras paralisadas. E acrescentou que existem contratos firmados há mais de quatro anos que ainda não foram iniciados. “São obras importantes paralisadas e, em muitos desses contratos, os recursos foram depositados e as obras não foram executadas”, enfatizou. “O gestor municipal tem obrigação de informar se os recursos continuam nas contas ou foram utilizados para outros fins”, frisou. Durante seu pronunciamento, o deputado enumerou algumas obras que estariam paralisadas. Um dos contratos destacados foi o convênio com o Poder Executivo para o recapeamento das ruas. “E por que não foi feito se no ano passado o Estado celebrou um convênio com a prefeitura no valor de R$ 10 milhões? A deputada Solange Duailibe (PT) fez questão de responder às acusações do colega parlamentar, ressaltando que a prefeitura tem feito um grande trabalho. “Têm pessoas que não enxergam, porque não querem ver, tem quem só olhe os buracos. A verdade é que a prefeitura tem avançado em alguns pontos, como na área de Educação e da Infra-estrutura”, ressaltou. Solange Duailibe prometeu para breve um pronunciamento em que pretende detalhar os motivos das paralisações das obras “ação por ação, obra por obra”, enfatizou. O deputado Wanderlei Barbosa (PPS) também subiu à Tribuna para anunciar os resultados de uma pesquisa da Fundação Itaú Social que apontam a Capital Tocantinense como modelo de educação integral. Ele aproveitou para destacar os méritos da atual administração municipal. “Em 2005, quando Raul assumiu o município, apenas 3% dos alunos recebiam educação em tempo integral. Em 2010, passamos dos 17%, com mais de 15 mil alunos beneficiados”. (Patrícia de Assis)