Situação das rodovias estaduais domina debates

Por DICOM
13/04/2011 14h13 - Publicado há 13 anos
Deputado Marcello Lelis (PV)
O deputado Marcello Lelis (PV) subiu à tribuna durante a sessão da manhã desta terça-feira, dia 12, para rebater críticas ao Governo do Tocantins, referentes à degradação do asfalto em diversas rodovias estaduais. “Existem realmente problemas, não há como negar. Mas quando você deixa o Estado com apenas 12% dos recursos ele fica paralisado”, enfatizou. O líder do PV lembrou que a chuva começou em outubro do ano passado e que as obras de manutenção deveriam ter sido realizadas pelo governo anterior. Ele acrescentou que “para essas ações, o Governo teve que esperar o Orçamento ser votado e não houve tempo ainda”. O parlamentar foi apoiado pela colega Luana Ribeiro (PR). “Os buracos não são culpa do governador Siqueira Campos (PSDB). Isso é patrimônio da gestão anterior. Quando o governador assumiu a administração, os buracos já estavam presentes”, fez questão também de frisar. Outro que se manifestou em defesa do Poder Executivo foi o deputado Osires Damaso (DEM) que lembrou que os integrantes do governo anterior passaram o ano de 2010 trabalhando pela reeleição do chefe do Poder Executivo, ao invés de cuidar das questões de interesse da população. “Na minha opinião, a bancada de oposição passou o ano de 2010 apoiando um governo que não tinha compromisso com o Estado, assim como as máquinas do Dertins que estavam a serviço dos produtores rurais em troca de votos”. Damaso concluiu seu pronunciamento dizendo: “Podem ter a certeza de que no final do ano tudo isso estará resolvido”. O primeiro a falar no assunto pela oposição foi o deputado Sandoval Cardoso (PMDB) que ressaltou que, após os primeiros 100 dias de Governo, sobressaem-se algumas situações que pedem ações enérgicas. “Falar dos buracos nas estradas é chover no molhado. Já estourei quatro pneus. Na região de Colinas, na Transcolinas, o tapa-buracos não resolve mais. A situação da segurança pública também é preocupante”, explicou. “Espero que o governo encontre o caminho. Não são criticas políticas, são criticas administrativas”, enfatizou. O deputado Eduardo do Dertins (PPS) voltou a destacar que o Dertins é composto por sete regionais espalhadas pelo Estado que foram paralisadas e tiveram seus servidores afastados. “Esse fato prejudicou o andamento e a conservação das rodovias. E com o aumento da degradação o custo para a recuperação vai aumentar sobremaneira. Muitos trechos estão totalmente degradados e isso significa que a má gestão trouxe um grande prejuízo ao erário público”, lamentou. Também criticaram as ações do Governo em relação à má conservação das estradas os deputados Eli Borges (PMDB), Stalin Bucar (PR) e Josi Nunes (PMDB). (Patrícia de Assis)