Deputados aderem a Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente
Vários deputados participaram da cerimônia de inauguração do Comitê de Gestão de Políticas Públicas para a Juventude, que aconteceu nesta quinta-feira, dia 26, no auditório da Assembléia Legislativa. Dentre eles, o presidente da Casa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), Josi Nunes (PMDB), Manoel Queiroz (PT), Solange Duailibe (PT) e Luana Ribeiro (PR).
Na mesma solenidade, foi lançada a Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente no Tocantins que contou com a presença da deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) e do Secretário Estadual da Juventude, Ricardo Ayres.
A anfitriã petista, Solange Duailibe, agradeceu a visita de Maria do Rosário e enfatizou seu conhecimento pela luta pelos direitos juvenis. Já a deputada federal frisou, em seu discurso, “a necessidade de combater a violência pela prevenção, assegurando os direitos dos jovens”. Maria do Rosário lembrou, ainda, dos investimentos anunciados pelo governo federal, sob a forma do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e criticou a redução da maioridade penal.
O secretário Ricardo Ayres comentou sobre a pesquisa Perfil da Juventude e afirmou que a situação dos jovens do Estado é semelhante ao resto do país no que diz respeito à delinqüência e drogas. “É preciso criarmos políticas que pensem o jovem ainda quando criança”.
Frente Parlamentar
Os primeiros integrantes da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente são os deputados Carlos Henrique Gaguim, Josi Nunes, Solange Duailibe, Luana Ribeiro e Manuel Queiroz (PT) que devem realizar a primeira reunião no dia 18 de maio. As primeiras ações da frente, segundo a deputada Solange, consistem em visitar juizados, promotorias e conselhos para discutir essa questão no Tocantins. “Depois levar essas informações aos deputados”, adiantou a deputada. (Glauber Barros)