Deputados aprovam criação de comissão que vai visitar hospitais
Dentre os requerimentos aprovados na ordem do dia desta terça-feira, dia 3, estão duas solicitações da deputada Josi Nunes (PMDB). Em uma delas que tramitou em regime de urgência, a parlamentar pede ao presidente da Assembléia, deputado Raimundo Moreira (PSDB), a criação de uma comissão de deputados para visitar unidades de saúde do Estado, citadas em relatório fotográfico da Secretaria de Saúde, neste ano.
Em outra matéria, a deputada sugere ao Executivo que elabore um projeto de lei que isente instituições educativas como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) de cobrança de ICMS sobre o consumo medido de energia elétrica e serviços de telefonia oferecidos por operadoras locais. Josi também pede à Prefeitura de Palmas a conclusão das obras do Parque do Povo.
Já o deputado Eduardo do Dertins (PPS) requer benefícios para diversos municípios, como aquisição de tratores para Caseara, construção de pontes em córregos de Sucupira e reforma de escola pública em Palmeirante. A realização de uma operação tapa-buracos na TO 126, entre Aguiarnópolis e Tocantinópolis é o pedido do republicano José Bonifácio.
Parte dos requerimentos do deputado José Geraldo (PTB) solicita ao Governo do Estado que sejam realizadas obras em estradas como a rodovia TO 080, no trecho entre Paraíso e Divinópolis, e a duplicação da TO 010, entre Palmas e Lajeado, e Palmas e Porto Nacional. Pau D’arco é o alvo de um requerimento pela reconstrução do município de autoria de Luana Ribeiro (PR).
Também foram aprovadas sugestões do deputado Manoel Queiroz (PPS) quanto à construção do terminal rodoviário de Axixá, do democrata Osires Damaso, sobre a implantação de um centro de pesquisa da Embrapa em Pedro Afonso, e do republicano Stalin Bucar a respeito da reforma e ampliação da sede da Apae em Miracema.
Os servidores públicos foram lembrados em dois requerimentos aprovados. Um deles, proposto pelo parlamentar Wanderlei Barbosa (PSB), pede informações ao Executivo sobre a aplicação dos direitos previstos no Estatuto do Servidor para os funcionários contratados temporariamente e os nomeados em cargos de provimento em comissão.
Em outra matéria que solicita benefícios aos servidores, de autoria do deputado Raimundo Palito (PP), é sugerido o estabelecimento de uma jornada de trabalho de seis horas diárias corridas para os professores das Apaes.
Já a parlamentar Solange Duailibe solicita a instituição de um auxílio-gestante no valor de um salário mínimo para as grávidas de baixa renda. A implantação de um colégio militar em Alvorada é um dos pedidos do democrata Toinho Andrade.
Outras solicitações aprovadas foram propostos pelo deputado Vilmar do Detran (PMDB) que pediu viaturas policiais para o distrito de Dorilândia, no município de Sandolândia, e pelos representantes petistas José Roberto e Amália Santana que solicitaram juntos a recuperação de estradas de projetos de assentamentos como Manchete e Piracema, em Marianópolis. (Glauber Barros)