Halum fala sobre Encontro Internacional de Legisladores

Por Dicom
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Dep. César Halum (DEM)
O encontro da Conferência Internacional dos Legisladores Estaduais, ocorrido nos EUA, foi o tema do discurso do deputado César Halum (DEM) na sessão desta terça-feira, dia 14. Da tribuna, o deputado agradeceu à Assembléia a oportunidade de viajar àquele país, representando o Tocantins e o Brasil, na condição de vice-presidente da Unale – União Nacional dos Legislativos. Segundo o deputado, o evento que aconteceu na cidade de Boston contou com a presença de 26 delegações internacionais. Durante a solenidade de abertura, houve uma homenagem às vítimas do acidente aéreo ocorrido em São Paulo no dia 17 do julho. “Aquilo nos emocionou muito”, comentou Halum. A delegação brasileira foi composta por 15 representantes. Os delegados foram recebidos pela presidente da NCSL (National Conference States Legislative – entidade que organizou o evento), a senadora texana_Letícia Van De Prutte, que anunciou a participação na próxima reunião da Unale que acontecerá em Fortaleza, Ceará. César Halum frisou ainda que o tema mais discutido no encontro foi a imunidade parlamentar. Segundo o deputado, os conferencistas mostraram-se preocupados em preservar este direito, especialmente na América Latina. A Venezuela foi citada como exemplo de violação da norma. O parlamentar relatou também o interesse da delegação argentina de criar uma entidade nos moldes da Unale em seu país e, por isso, pediu apoio aos legisladores brasileiros. Halum encerrou, reiterando o agradecimento pela oportunidade da viagem. “Foi uma experiência muito rica que gostaria de passar aos meus colegas. Vou procurar repassar os contatos e os aprendizados que tive lá”, declarou.(Glauber Barros)