Eduardo do Dertins solicita federalização da Unirg
Por meio de requerimento que tramitou em regime de urgência e aprovado na ordem do dia desta quarta-feira, dia 8, o deputado Eduardo do Dertins pede ao governador Siqueira Campos (PSDB) e ao secretário estadual de educação Danilo de Melo Souza para que façam gestão junto à bancada federal do Estado e ao MEC, no sentido de viabilizar a federalização da Fundação Unirg de Gurupi. Segundo o parlamentar, essa será a maneira de tornar a fundação viável. Em outras matérias, Dertins solicita a construção de unidades habitacionais em Sucupira e a reforma de uma quadra de esporte em Palmeirante.
Outro requerimento que tramitou em regime de urgência aprovado foi de Stalin Bucar e pede providências ao Ministério Público Estadual – MPE – para que o órgão averigúe prática de improbidade administrativa cometida pelo secretário de segurança João Costa ao nomear os delegados de polícia Adriano Carrasco dos Santos e Celina Ribeiro Coelho da Silva.
Os dois delegados deflagraram a Operação Inconfidente que investiga desvio de recurso por advogados e membros do Judiciário de Miracema e Miranorte. Segundo Stalin, os investigadores envolveram seu filho Stalin Beze Bucar indevidamente e os dois delegados foram nomeados na função sem passar em concurso público.
Uma matéria de autoria do presidente em exercício Eli Borges (PMDB) convoca o secretário estadual de Educação Danilo de Melo ao Parlamento para que ele explique à Comissão de Educação, Cultura e Desporto a incidência de bullying nas escolas públicas estaduais, no dia 15 de junho de 2011.
Em uma de suas matérias, a deputada Josi Nunes (PMDB) solicitou a inclusão de um membro da Assembléia Legislativa no Comitê Gestor Estadual – CGE - do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica. Também o deputado Vilmar do Detran (PMDB) pede a construção de prédio para o destacamento da PM de Pindorama, patrolamento de estrada e a reforma de uma ponte em Goiatins.
O deputado Osires Damaso (DEM), entre outras coisas, requereu a implantação de um centro de pesquisa da Embrapa Arroz e Feijão, no município de Lagoa da Confusão, a iluminação do Aeroporto de Paraíso e a regularização fundiária em territórios quilombolas no Tocantins.
Outras proposições aprovadas foram de autoria dos deputados José Geraldo (PTB), Manoel Queiroz (PPS) e Toinho Andrade (DEM). Entre as solicitações estão os pedidos de votos de aplausos à diversas personalidades, como o advogado Geraldo de Freitas pela inauguração da TV Paraíso, afiliada do SBT em Paraíso do Tocantins, e ao deputado federal César Halum (PPS) pela PEC 29 que transfere da União para os Estados a competência de dirimir sobre a criação de novos municípios. (Elpídio Lopes)