Marcello Lelis defende proibição de uso de sacolas plásticas

Por DICOM
09/06/2011 10h50 - Publicado há 13 anos
Deputado Marcello Lelis (PV)
O deputado Marcello Lelis (PV) usou a tribuna, na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 8, para discorrer sobre um projeto de sua autoria que sugere a substituição de sacolas plásticas por ecológicas (biodegradáveis) nos estabelecimentos comerciais. Para o parlamentar, a medida é necessária, pois visa evitar a poluição do meio ambiente, ocasionada pelo consumo exagerado das sacolas. “Essas sacolas ao serem descartadas levam até 400 anos para se decomporem. Já as ecológicas, confeccionadas em material biodegradável ou retornável, levam 180 dias para desaparecer na natureza, representando menos impacto ao meio ambiente”, argumentou Lelis. O parlamentar esclareceu ainda que a adequação ao comércio e mudança de hábito dos consumidores será gradativa. Nos estabelecimentos dos municípios com população inferior a 40 mil habitantes, o prazo será de 18 meses, nas cidades com população entre 40.001 e 100.000, de 12 meses e nos municípios com mais de 100 mil, de seis meses. O assunto também foi comentado pelo deputado Wanderlei Barbosa (PSB) que se mostrou favorável à iniciativa e aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura de Palmas por regulamentar lei semelhante. Já o deputado Osires Damaso (DEM) que é presidente da Associação dos Supermercados do Tocantins destacou as dificuldades enfrentadas pelos estabelecimentos comerciais para se adequarem à norma e disse que vai apresentar uma emenda ao projeto, sugerindo algumas alternativas. “Acredito que esta lei seria mais bem aplicada nos pequenos municípios. Reconheço suas vantagens, mas, para isso, os comerciantes precisam de condições para se adequarem”, destacou Damaso. (Maisa Medeiros)