Secretário da Saúde é convocado para prestar informações em comissão
A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, presidida pelo deputado Raimundo Palito (PP), realizou, na tarde desta terça-feira, dia 14, uma reunião para debater a convocação do secretário de Estado da Saúde, Arnaldo Nunes, nesta Casa de Leis para esclarecer assuntos relacionados à área. Além de Palito, estiveram na reunião os deputados Vilmar do Detran (PMDB), Sargento Aragão (PPS) e José Geraldo (PTB) que remarcaram a audiência pública, para a próxima terça-feira, dia 21, às 14h, no Plenarinho, e aprovaram o envio de documento convocando o secretário.
Para Raimundo Palito, a presença do secretário é indispensável para o esclarecimento de dúvidas referentes ao decreto de calamidade pública da Saúde no Estado e o convênio firmado entre o Estado e a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas – CMB.
“Precisamos debater esses assuntos e obter informações detalhadas do secretário a respeito da real situação da Saúde e das conseqüências desse convênio para a população. Ficamos em dúvida sobre o que isso representa, não sabemos se é uma consultoria ou terceirização dos serviços de Saúde”, informou Palito.
Na audiência, também está prevista a abordagem de assuntos referentes à situação dos contratos com as empresas que já prestam serviços terceirizados nos hospitais, como os de limpeza, além da convocação dos servidores classificados no concurso da Saúde. O deputado Sargento Aragão (PPS) destacou que pretende cobrar do secretário a nomeação imediata dos servidores.
“Já aprovamos um projeto do governo criando essas vagas no quadro da Saúde, mas ainda não vimos nenhuma atitude do secretário em relação a essas nomeações. Não podemos permitir que as vagas sejam ocupadas por contratos temporários”, argumentou Aragão.
Esta é a terceira vez que os deputados convidam o secretário da Saúde para participar de uma audiência na comissão. O primeiro partiu do deputado Raimundo Palito no último dia 26 durante reunião que discutiu problemas relacionados ao PlanSaúde. Os parlamentares também aprovaram requerimento da deputada Josi Nunes (PMDB) que solicitou a audiência pública com a presença do secretário no último dia 31. (Maisa Medeiros)