Os membros da Comissão Permanente de Segurança Pública, em reunião na manhã desta quinta-feira, dia 16, decidiram convocar o secretário da Segurança, Justiça e Cidadania, João Carlos Ribeiro Filho, para prestar esclarecimento sobre o setor. A reunião está marcada para o próximo dia 27, terça-feira, às 15h. Na pauta, a Operação Inconfidente, o sistema penitenciário no Tocantins e a criminalidade em Palmas.
Segundo o presidente da comissão, deputado Sargento Aragão (PPS), a sessão vai contar com a participação de autoridades e representantes de entidades ligadas à questão da segurança pública no Estado. “São assuntos que não podem mais ser adiados e merecem ser esclarecidos e debatidos, para que sejam tomadas as providências cabíveis”, disse Aragão.
Ainda pela manhã foi realizada uma reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), presidida pela deputada Amália Santana (PT). Foram nomeados relatores para 30 projetos de lei de autoria dos deputados José Geraldo (PTB), Osires Damaso (DEM), Sandoval Cardoso (PMDB), Sargento Aragão (PPS), Luana Ribeiro (PR), Eli Borges (PMDB), Marcello Lelis (PV), Amália Santana (PT), Vilmar do Detran (PMDB), Eduardo do Dertins (PPS) e Josi Nunes (PMDB), além de duas resoluções de autoria da Mesa Diretora.
Nos projetos apresentados, os parlamentares solicitam a concessão de títulos de Cidadão Tocantinense, a declaração de utilidade pública a associações de vários segmentos empresariais e sociais, ações de preservação do meio ambiente, campanhas de saúde entre outros temas. (Raimundo Penaforte)