Durante o lançamento do Rally dos Sertões, realizado na noite desta terça-feira, dia 26, em Palmas, o município de Porto Nacional foi anunciado como parte do trajeto deste ano, o que não acontecia nas edições anteriores da corrida. O aviso foi feito pelo diretor-presidente da Dunas Race, empresa que organiza o rally, Marcos Moraes, ao lado de autoridades como o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Raimundo Moreira (PSDB), do parlamentar Marcello Lelis (PV) e do secretário de Planejamento, Eduardo Siqueira Campos (PSDB), que representou o governador Siqueira Campos (PSDB).
Moraes destacou que a inclusão de Porto Nacional no roteiro vai gerar renda para o município, por meio de demandas por serviços de hotelaria, alimentação, combustível e revisão técnica dos automóveis envolvidos no evento. “Porto Nacional vai ser o início da etapa que chamamos de ‘maratona’, em que os competidores vão passar por um longo período sem assistência”, disse Moraes.
Ao falar em nome da Assembléia, o deputado Marcello Lelis ressaltou a importância do turismo como um setor com forte potencial para promover emprego e renda de forma democrática já que, como descreveu, beneficia “desde o vendedor de picolé até o dono do hotel”.
Ao lado do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo (ADTUR), Lelis pediu que, até o fim da gestão do governo Siqueira Campos (PSDB), o Jalapão seja preparado para ser utilizado como o principal produto turístico do Tocantins.
O secretário do planejamento, Eduardo Campos, discorreu sobre a importância da autonomia da Adtur para formular e aplicar o desenvolvimento do turismo estadual. (Glauber Barros)