Lelis lança movimento contra aumento de tarifa de transporte coletivo

Por DICOM
11/08/2011 11h19 - Publicado há 12 anos
Lelis durante o encontro com entidades
Sob a coordenação do deputado Marcello Lelis (PV), foi realizado, na tarde desta terça-feira, dia 9, na sala de reunião da Presidência da Assembléia Legislativa, um encontro que lançou o movimento contra o aumento da tarifa do transporte coletivo em Palmas. A principal iniciativa contra o aumento, encabeçada pelo deputado, foi uma ação popular que deverá ser assinada por lideranças e por cidadãos comuns que se tornarão autores da ação que deverá ser protocolada no Tribunal de Justiça do Tocantins no próximo dia 23. Além da ação, Lelis apresentou também uma espécie de abaixo-assinado composto de um histórico que justifica a criação do movimento contra o aumento da tarifa. O documento poderá ser assinado pelas pessoas em geral até o próximo dia 20 e terá o intuito de apoiar a ação judicial a ser protocolada na justiça estadual. Durante a reunião, o parlamentar apresentou o material de divulgação sobre a ação e as estratégias de popularização da campanha em Palmas. Marcello Lelis garantiu que o aumento da tarifa é inconstitucional, ilegal e imoral, pois viola a cláusula 28 do contrato de concessão de transporte coletivo urbano que prevê que o aumento da tarifa será anual e ela já sofreu aumento em fevereiro de 2001. O aumento questionado por Lelis foi dado pelo prefeito Raul Filho (PT) em 22 de julho, após aprovação do Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade de Palmas. A elevação da tarifa será de 0,30 centavos, passando dos atuais 2,20 para R$ 2,50 e deverá entrar em vigor no dia 18 de outubro. Estiveram presentes no evento os vereadores Fernando Rezende (DEM) e o vereador Aurismar Cavalcante (PP), lideranças estudantis, presidente de associações de bairros, sindicalistas e diversos usuários do transporte coletivo. (Elpídio Lopes)