Problemas de acesso ao Siafem são debatidos com técnicos da Seplan
Um dia depois de os parlamentares da oposição terem reclamado de dificuldades de acesso ao Sistema Integrado para Administração Financeira de Estados e Municípios (Siafem), pelo qual podem acompanhar os gastos do governo, deputados se reuniram com representantes da Secretaria do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública (Seplan) para tratar do assunto. Na manhã desta quarta-feira, dia 17, o subsecretário de Modernização, Tecnologia e Informação, Francisco Neto, ouviu os parlamentares e levantou hipóteses acerca da causa das dificuldades citadas.
Dentre elas, medidas de segurança do sistema que cancelam periodicamente as senhas dos cadastrados e que, por isso, precisam ser renovadas, ou ainda possíveis problemas na rede. A linguagem especializada do Siafem foi outra dificuldade relatada pelos deputados. Francisco Neto reconheceu que a tecnologia utilizada pelo sistema está defasada e que deverá ser substituída a partir do próximo ano.
O presidente da Assembléia, deputado Raimundo Moreira (PSDB), sugeriu que parlamentares e assessores sejam capacitados para uso do Siafem. Foi acertado que um trabalho neste sentido será articulado entre a Seplan e a Diretoria de Informática desta Casa de Leis. (Glauber Barros)