Após um amplo debate, os deputados rejeitaram os pedidos de instalação de quatro Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A votação terminou no final da manhã desta terça-feira, dia 23, durante sessão ordinária. As duas propostas de CPIs, apoiadas pelo bloco governista, eram de autoria do deputado Osires Damaso (DEM). As outras duas, da bancada de oposição, foram solicitadas pelo deputado Ricardo Ayres (PMDB).
O primeiro pedido de instalação de CPI, do deputado Damaso, tinha por finalidade investigar as dispensas de licitação na administração passada, durante o programa “Governo mais perto de você”. Na segunda, o deputado queria investigar denúncias sobre a contratação de shows pagos e supostamente não realizados pela Secretaria da Juventude, no período de 2005 a 2007.
Já as CPIs propostas pelo bloco de oposição visavam investigar a decretação, pelo governo estadual, de estado de calamidade pública na Saúde. Na outra proposição, o objetivo era investigar a dispensa de licitação na contratação de empresas que teriam sido doadoras de campanha na eleição dos atuais gestores do Poder Executivo.
Após os debates, alguns deputados, de ambas as bancadas, mantiveram favoráveis à instalação das CPIs, mas a maioria aprovou o arquivamento dos pedidos. (Penaforte Diaz)