Grevistas da educação federal são recebidos por parlamentares
Um grupo de grevistas, formado por membros do corpo docente e técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e dos funcionários administrativos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi recebido por alguns deputados no final da manhã desta quarta-feira, dia 31. Os manifestantes vieram à Assembleia Legislativa solicitar apoio dos parlamentares para o movimento que reivindica melhorias salariais e outros incentivos.
Segundo o coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em Palmas, Guilherme Bizarro, os grevistas querem 14,67% de aumento para a categoria. Além disso, eles também pedem a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação, bem como a realização de novos concursos públicos para o setor.
Dos deputados presentes, os manifestantes ouviram o compromisso pela apresentação, na sessão desta tarde, de um requerimento, que vai tramitar em regime de urgência, que solicita o apoio da bancada federal do Tocantins ao movimento. Os parlamentares também se ofereceram para tentar intermediar um encontro entre os grevistas e o Ministério do Planejamento em Brasília.
Participaram da reunião os deputados Eli Borges (PMDB), Sargento Aragão (PPS), Josi Nunes (PMDB), Ricardo Ayres (PMDB), Amália Santana (PT), Zé Roberto (PT), Marcello Lelis (PV) e Wanderlei Barbosa (PSB). (Glauber Barros)