Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão

Por Diretoria de Comunicação Social da AL / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Logomarca
A nova estratégia de ações do Parlamento Tocantinense será iniciada com a realização do Programa "Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão". A intenção é integrar mais os deputados e a população, além de adquirir informações para munir o Governo de dados e sugestões à elaboração do Orçamento do Estado. A primeira medida acontece nesta terça-feira, dia 17, com a instalação da Comissão Especial para Subsidiar a Elaboração e Votação das Diretrizes Orçamentárias e do Orçamento de 2008 e a do Plano Plurianual de 2008/2011 - PPA. Já na próxima quinta-feira, dia 19, será feito o lançamento oficial do programa na cidade de Araguatins, a partir das 8h, na Escola Agrotécnica Federal da cidade, quando será apresentada toda a programação. Os trabalhos propriamente ditos da Comissão Especial vão começar nos dias 27 e 28 deste mês, quando será realizada a primeira reunião inaugural da Assembléia Participativa: A Voz e a Vez do Cidadão, também na cidade de Araguatins. Para o presidente da Casa, o deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), essa nova prática vai dar mais oportunidade ao cidadão tocantinense de participar diretamente na gestão pública do Estado, seja reivindicando ou dando sugestões sobre os benefícios prioritários que desejam receber para a sua localidade. "Trata-se de um importante instrumento de transparência e representatividade, pois além dos parlamentares, estão convidados para participarem dos encontros prefeitos, vereadores, assessores políticos, representantes de entidades governamentais e empresariais, presidentes de associações, lideranças comunitárias e estudantes, dentre outros" afirma Gaguim. O projeto prevê a realização de 8 reuniões regionais, em cidades pólos, com a participação dos 139 Municípios. A organização e contatos com as lideranças ficam sob a responsabilidade, principalmente, dos deputados da região.