O discurso de abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado pela presidente Dilma Roussef (PT) na última quarta-feira, dia 21, em Nova Iorque foi o tema de um pronunciamento da deputada Josi Nunes (PMDB). Na sessão desta terça-feira, dia 27, Josi destacou o pioneirismo da presidente brasileira como a primeira mulher a abrir o evento da ONU e comentou temas do discurso que considerou mais relevantes.
Para a parlamentar, o discurso de Dilma marca um momento histórico na emancipação feminina e sinaliza que este século será das mulheres. “Gradativamente as mulheres estão ocupando o lugar que merecem no mundo”, disse.
Sobre a crise econômica internacional, a deputada comentou que o Brasil tem sido um dos países menos afetados até agora. Entretanto, Josi alertou que a capacidade de resistência “não é ilimitada”. A deputada destacou ainda que, para vencer a crise, “é preciso substituir velhas teorias defasadas por novas formulações”.
Já o deputado José Bonifácio (PR) fez questão de esclarecer que a presidente Dilma não abriu a Assembleia da ONU por ser mulher, mas por ser presidente do Brasil. O parlamentar lembrou que desde a criação da ONU há uma tradição que determina que o chefe de Estado brasileiro inicie o evento. (Glauber Barros)