Na sessão desta terça-feira, dia 11, a deputada Josi Nunes (PMDB) apresentou um requerimento que solicita ao Executivo e à Secretária da Saúde informações sobre a composição da Comissão de Acompanhamento do Contrato de Gerenciamento junto ao Núcleo de Gerenciamento da Rede Hospitalar Estadual. Segundo a autora, o objetivo é acompanhar os atos e demais atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado e pela Fundação Pró-Saúde.
De acordo com Josi, o Governo do Tocantins contrariou a orientação dos ministérios públicos estadual e federal, do Tribunal de Contas da União e de entidades classistas do setor ao contratar a Pró-Saúde. Ela aponta outras falhas do contrato assinado entre a entidade e o Executivo que também não menciona as datas de início dos seus trabalhos.
“Não há sequer o encaminhamento de suas atividades e de seus resultados ao Conselho Estadual de Saúde, que é órgão deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde - SUS -, a quem deve ser informado todo e qualquer andamento dos serviços de saúde no Estado”, informou Josi.
Ao final, ela anunciou que vai acompanhar atentamente a questão. “Vamos a todas às instâncias possíveis para defender o direito dos cidadãos tocantinenses que precisam de um sistema de saúde honesto e eficiente”, prometeu a deputada. (Penaforte Diaz)