Audiência discute formas de reduzir mortes no trânsito

Por DICOM
19/10/2011 12h28 - Publicado há 12 anos
Audiência aconteceu no Plenário
Investir no condutor como forma de reduzir a imprudência no trânsito e evitar acidentes. Esta foi uma das propostas apresentadas na Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa no fim da tarde desta terça-feira, dia 18. As propostas levantadas no encontro vão compor um documento que será encaminhado ao Governo do Estado com sugestões de políticas públicas que resultem na redução de mortes no trânsito. A Audiência Pública contou com a apresentação de gráficos e dados estatísticos da Secretaria Estadual de Segurança Pública sobre o número de acidentes e mortes no tráfego, no Tocantins, e na capital nos últimos anos. Na oportunidade também foram apresentadas algumas ações do Detran e da Polícia Militar que visam a redução desses índices, assim como novas propostas para investimento na área de segurança. Para Josi Nunes, que é autora do requerimento que propôs o encontro, a discussão é importante pois promove a reflexão sobre políticas de trânsito seguro, além de conscientizar a sociedade sobre as conseqüências e riscos de uma ação imprudente. “Cerca de R$ 22 bilhões/ano são gastos no Brasil com acidentes de trânsito, o que poderia ser revertido em ações sociais em benefício do povo”, disse. “O Poder Público responde pela omissão ou erro na execução e manutenção de programas e serviços que garantam um trânsito seguro, mas os condutores são em sua maioria responsáveis pelo aumento da violência no trânsito”, destacou a parlamentar. O deputado Vilmar do Detran (PMDB), que é co-autor do requerimento da Audiência, também salientou a importância de ações integradas dos órgãos competentes que visem ampliar a mudança de comportamento de motoristas, mas lembrou que o Estado precisa continuar investindo em capacitação de formadores e intensificar as fiscalizações. Já o presidente em exercício da Assembleia, deputado Eli Borges (PMDB), sugeriu ao Detran investimento em programas tecnológicos que verifiquem a conduta de motoristas quanto ao excesso de velocidade. Além dos deputados, representantes de órgãos ligados ao Trânsito, Transporte, Segurança Pública, Educação, Saúde e ainda Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal e Ministério Público, além de entidades da sociedade civil organizada participaram das discussões. Entre as inúmeras sugestões foram destacadas a intensificação de ações educativas, investimento em capacitação de condutores, aumento na fiscalização e aplicação de multas e infrações como meio de reduzir a imprudência, reforço no policiamento nas ruas e integração de órgãos competentes na busca de ações efetivas. (Maisa Medeiros)