Deputados aprovam declarações de utilidade pública e títulos de cidadania
Na manhã desta quarta-feira, dia 19, na sessão matutina, foram aprovados seis projetos que declaram de utilidade pública várias entidades no Estado e outras quatro matérias que concedem título de cidadania tocantinense a algumas personalidades. Dentre os projetos está a que concede título de Cidadania Tocantinense ao proprietário da Pousada dos Girassóis, Jair Correia.
Para o autor do projeto, deputado Stalin Bucar (PR), “Jair Correia é merecedor da honraria por seu histórico e por acreditar em Palmas e no Tocantins desde seu início”. Ainda segundo Bucar, Correia visitou o Tocantins pela primeira vez em junho de 1990, quando resolveu ficar em Palmas, após perceber que o setor hoteleiro era uma necessidade urgente e promissora na cidade.
Já os deputados Toinho Andrade (DEM), Osires Damaso (DEM) e Ricardo Ayres (PMDB), respectivamente, homenagearam com título de Cidadania Tocantinense o médico Renato Rezende, o empresário e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Roberto Pires, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Também foram aprovadas duas declarações de Utilidade pública, propostas pelo deputado José Geraldo (PTB). As matérias prestigiam a Associação Beneficente Hospitalar e de Assistência Social Nossa Senhora do Carmo de Pium, e a Associação Beneficente Tereza Fernandes de Monte de Couto Magalhães.
Um projeto da deputada Amália Santana (PT) também recebeu anuência dos parlamentares. A proposta declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Boa Sorte de Buriti do Tocantins.
Foram aprovadas ainda as matérias que propõem declarações de Utilidade Pública para a Associação Beneficente do Bem Estar Social Comunitária de Riachinho, a Associação Fabiano Ribeiro de Oliveira de Colméia e para a Associação do Instituto de Educação e Pesquisa Messias Santos de Nova Olinda. Seus autores são, respectivamente, os deputados Luana Ribeiro (PR), Vilmar do Detran (PMDB) e Raimundo Moreira (PSDB). (Elpídio Lopes)