Professores são homenageados em sessão solene

Por DICOM
08/11/2011 11h06 - Publicado há 12 anos
Sessão em homenagem aos professores
Por solicitação da deputada Josi Nunes (PMDB), a Assembleia se reuniu em sessão solene na manhã desta quinta-feira, dia 27, para reverenciar o Dia do Professor que é comemorado em 15 de outubro. A seção que foi presidida pelo presidente em exercício, deputado Eli Borges (PMDB), teve início logo após a apresentação da fanfarra da Escola Estadual Liberdade do Aureny III de Palmas que se apresentou no hall de entrada desta Casa de Leis. Ao subir à tribuna, Josi Nunes agradeceu, em um primeiro momento, aos seus colegas de Parlamento pela aprovação do requerimento do qual originou a sessão solene. Josi explanou sobre as lutas da classe por seus direitos que, segundo ela, sempre teve uma batalha por melhores condições salariais e de trabalho e melhor qualidade de vida que vai desde a saúde até o lazer. A deputada fez referência também às conquistas alcançadas pela categoria homenageada, como, por exemplo, o programa Um computador por Aluno, notebooks para professores, construção e reforma de escolas, expansão do ensino técnico e superior, o ensino de tempo integral. A necessidade de mais investimentos em equipamentos pedagógicos, maior valorização dos professores e demais profissionais da área, a revisão do Plano de Cargos e Carreiras da Educação, além da elevação dos recursos para a educação em 10% do PIB brasileiro, foram outros pontos mencionados por Josi. A deputada foi elogiada por todos os oradores em função da sessão solene e pela sua história de apoio aos profissionais da educação. Já o presidente Eli Borges, entre outras colocações, garantiu, “estar feliz com a homenagem oferecida aos professores que têm uma missão especial e merecem todo o reconhecimento”. O evento contou também com atrações musicais e poesias, apresentadas pelo coral dos servidores da Seduc e por alunos das escolas municipais Henrique Talone e Maria Júlia. Houve ainda a entrega de diversas homenagens a vários educadores da área urbana e rural, do ensino normal e especial. Além dos deputados Eli Borges, Josi Nunes e José Geraldo (PTB), a Mesa foi composta pelos secretários de educação estadual, Danilo de Melo, e de Palmas, Zenóbio Arruda, que, no ato, representaram respectivamente o governador Siqueira Campos (PSDB) e o prefeito Raul Filho (PT). Os reitores da UFT, Alan Barbieiro, e da Unitins, Joaber Divino Macedo, e o presidente do Sintet, José Roque também compuseram a Mesa. O Plenário, a tribuna de honra e as galerias foram ocupadas por servidores da educação. Os demais parlamentares presentes fizeram uso da palavra para parabenizar os professores e se colocaram à disposição dos educadores e na defesa de suas lutas. (Elpídio Lopes)