Deputados debatem desenvolvimento de Palmas

Por DICOM
09/11/2011 19h14 - Publicado há 12 anos
Deputados deliberam no Plenário
As informações de uma Pesquisa de Desenvolvimento Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que aponta pela primeira vez Palmas entre as 100 melhores cidades do País em termo de desenvolvimento foram debatidas na sessão vespertina desta quarta-feira, dia 9. O assunto foi abordado inicialmente pelo deputado Wanderlei Barbosa (PSB) que ressaltou que o trabalho do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), foi decisivo para a Capital alcançar esse resultado. A pesquisa foi realizada no ano de 2009. Alguns deputados reconheceram positivamente os dados da pesquisa e teceram elogios ao trabalho do prefeito Raul Filho como Stalin Bucar (PR), Luana Ribeiro (PR), Sargento Aragão (PPS) e Josi Nunes (PMDB). Eles consideram que os avanços de setores como educação, saúde e geração de emprego e renda confirmam o crescimento econômico e social da Capital. “O resultado é que hoje o prefeito é muito elogiado pelo seu equilíbrio e sensatez diante das dificuldades e até mesmo das críticas injustas de setores da imprensa à sua administração”, disse Stalin Bucar. No entanto, outros parlamentares questionaram a administração do prefeito. Um deles foi o deputado Marcello Lelis (PV) que afirmou que o desenvolvimento da cidade está mais ligado à força da iniciativa privada. “O desenvolvimento da cidade poderia ser muito mais rápido, mas estamos perdendo oportunidades pela falta de mais ações administrativas”, disse Lelis O deputado José Bonifácio (PSDB) acrescentou que a iniciativa privada tem a capacidade de se desenvolver mesmo em cidades mal administradas. Ele citou como exemplo a cidade maranhense de Imperatriz que, segundo ele, teve sucessivas administrações deficitárias e mesmo assim manteve o ritmo de progresso econômico. Para o deputado Zé Roberto (PT), o desenvolvimento está aliado aos fatores públicos e privados. Ele lembrou que, nos Estados Unidos, símbolo do capitalismo, o Poder Público é um dos grandes investidores na economia do país. (Penaforte Diaz)