GGI realiza reunião extraordinária na Assembléia

Por Diretoria de Área de Comunicação Social da AL / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Reunião do GGI na AL
Os membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizaram a 1ª reunião extraordinária, na tarde desta terça-feira, dia 10, na sala de reuniões da Assembléia Legislativa, onde apresentaram aos deputados a forma de atuação do grupo. O coordenador do GGI, o secretário de Segurança Pública Estadual, Herbert Brito Barros, explicou que o gabinete desenvolve um trabalho de integração das forças policiais do Estado. “A intenção é funcionar como uma força tarefa permanente, com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e de aproximar os órgãos, através da troca de informações e também de recursos humanos”. O GGI é uma prerrogativa, exigida pelo Governo Federal, para a adesão dos Estados ao Sistema Único de Segurança Pública e, segundo Herbert Brito, o Tocantins é o 2° Estado mais seguro da Federação. “O gabinete tocantinense é modelo para Estados como Rio de Janeiro e São Paulo”, comenta. Já o secretário de Cidadania e Justiça, Télio Leão Ayres, explanou sobre o sistema prisional do Estado, a ressocialização de presos, a garantia de educação e trabalho interno aos detentos, além da falta de um presídio feminino. Após a apresentação dos integrantes do Gabinete de Gestão Integrada, os membros ouviram as sugestões dos parlamentares e garantiram acatá-las, além de buscar soluções de emergências para os problemas relacionados com a ordem pública do Tocantins. Dentre os deputados que participaram da reunião estão o presidente da Assembléia, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), o presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa, deputado Stalin Bucar (PSDB), José Geraldo (PTB), Manoel Queiroz (PT), Luana Ribeiro (PR), Fabion Gomes (PR), José Viana (PSC), Raimundo Palito (PP), Paulo Roberto (PFL) e Sandoval Cardoso (PMDB). Os órgãos que compõem o GGI no Tocantins são a Secretaria da Segurança Pública; Secretaria da Cidadania e Justiça; Polícia Civil; Polícia Militar; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Agência Brasileira de Inteligência (ABIN); Poder Judiciário Estadual; Ministério Público Estadual; Ministério Público Federal; Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); Justiça Federal; Procuradoria da República no Tocantins e Ordem dos Advogados do Brasil - OAB -, Seccional do Tocantins.