Parlamentares pedem prudência em investigação do MPE

Por DICOM
12/12/2011 09h16 - Publicado há 12 anos
Bonifácio critica excessos do MPE
As notícias sobre uma investigação do Ministério Público Estadual (MPE), veiculadas pela imprensa, foram o motivo de questionamentos dos deputados José Bonifácio (PR) e José Geraldo (PTB), na sessão desta quinta-feira, dia 8. A operação que averigua atos públicos do prefeito Leôncio Lino de Sousa Neto (DEM) teve como objetivo buscar documentos que comprovem fraudes em processos licitatórios de locação de veículos e o uso irregular de máquinas públicas. Uma das denúncias envolve o irmão do prefeito da cidade que teria sido beneficiado com o uso de tratores públicos em sua propriedade particular. Para os deputados, houve exagero na divulgação, uma vez que não foram observados todos os procedimentos na apuração dos fatos e não há, até o momento, provas materiais. Em seu discurso, Bonifácio considerou abusiva a forma de atuação do MPE. “É bom observar se não há abusos na atuação de procuradores e defensores públicos, uma vez que há muitas denúncias sem provas”, afirmou o deputado. O parlamentar lembrou que a falta destes cuidados pode causar injustamente danos à reputação dos envolvidos. Já o petebista José Geraldo criticou o espaço desproporcional que as notícias negativas ganham na mídia em relação às positivas. “É preciso apurar melhor os fatos e, principalmente, conhecer a realidade das prefeituras. Temos muitos prefeitos capazes e que cumprem seus compromissos. Não é possível jogar todos na vala comum”, disse o parlamentar. (Maisa Medeiros e Penaforte Diaz)