Proposta sugere reintegração do Tocantins ao "Luz para todos"

Por DICOM
14/12/2011 11h28 - Publicado há 12 anos
Dep Osires Damaso
Os deputados aprovaram em regime de urgência, na sessão desta terça-feira, dia 13, um requerimento de autoria do democrata Osires Damaso, que sugere à bancada federal do Tocantins a imediata mobilização em favor da reintegração do Tocantins ao “Programa Luz para Todos”, do qual havia sido suspenso porque a empresa cessionária e executora do programa no Estado, a Celtins, foi considerada inapta para gerir-lo. Também à bancada federal tocantinense é solicitada o apoio a um projeto de lei que tramita na Câmara Federal relativo à criminalização de motoristas que dirigem veículos automotores sob efeito de álcool e de outras substâncias psicoativas. Trata-se de um requerimento de autoria da deputada Josi Nunes (PMDB) que apóia um projeto do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) em tramitação na Câmara Federal, no qual se destaca que a maioria das ocorrências no trânsito são motivadas pelo excesso de álcool ingerido pelos condutores. Ao todo os deputados aprovaram 21 requerimentos constantes da Ordem do Dia. Quatro deles de Marcello Lelis (PV). Ele solicita ao governo do estado obras de acesso ao Campus de Araguatins, além de perfuração de poços na região de Taquaruçu Grande, em Palmas, e a conclusão do asfalto da TO-343 e TO-446 em trechos de acesso a Miranorte, Dois Irmãos e Abreulandia. Em outro requerimento o deputado Iderval Silva (PMDB) pede providências do governo do Estado, junto ao governo federal, para o reparo de obras na cabeceira da ponte que liga Araguatins ao Porto Jarbas Passarinho, na fronteira do município de Palestina, no Pará. Também tiveram proposituras aprovadas os deputados Raimundo Palito (PP), Solange Duailibe (PT), Stalin Bucar (PR), Luana Ribeiro (PR) e Eli Borges (PMDB). Eles atendem às reivindicações das comunidades de Ananás, Arapoema, Tocantínia, Lajeado, Jaú entre outros municípios (Penaforte Diaz).