Audiência pública dá início a movimento em favor da educação no campo

Por DICOM
02/03/2012 09h24 - Publicado há 12 anos
(Imagem sem título)
Foi proposto por parlamentares e comunidades rurais, durante audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira, dia 29, no auditório da Assembleia Legislativa, que a educação no campo seja prioridade como política pública dos vários níveis governamentais. Representantes dos diversos setores defenderam como prioritária a formação de um currículo e calendário próprio para o ensino rural. Diante das manifestações de que o calendário tradicional da educação não prevê as especificidades do campo, foi sugerida uma metodologia que leve em consideração essas realidades. Segundo o deputado Zé Roberto (PT), autor do requerimento que culminou na audiência, as sugestões apresentadas serão colocadas em um documento que será encaminhado a todos os setores públicos ligados à educação, bem como a todos os segmentos organizados rurais envolvidos no debate. “Essa audiência é um pontapé inicial em defesa dos direitos da população rural, e visa atender a suas demandas públicas e sociais com destaque para a educação”, manifestou Zé Roberto. O petista defendeu ainda que a Seduc crie junto com a Feira Internacional Literária do Estado do Tocantins - Flit - uma conferência estadual de educação no campo. Durante o evento, o secretário de Educação do Estado, professor Danilo de Melo, apresentou um quadro que, segundo ele, já vem sendo aplicado em algumas escolas do Estado e que já considera o ciclo agrícola e as condições do clima, a natureza do trabalho no campo. O secretário afirmou ainda que os recursos da educação em 2012 foram de cerca de R$ 23 milhões e que a maior parte é voltada para a educação rural. Ele acrescentou que as reivindicações são passíveis de implementação e que o debate servirá como embrião para construir uma educação no campo. Estiveram presentes no encontro o presidente da Assembléia, deputado Raimundo Moreira (PSDB), os parlamentares Amália Santana (PT), Josi Nunes (PMDB), Wanderlei Barbosa (PSB), Amélio Cayres (PR), Sargento Aragão (PPS) e Solange Duilibe (PT) que coordenou a audiência pública por ser a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto. Além de Danilo Melo, participaram ainda o secretário de Educação de Palmas, Zenóbio Júnior, o superintendente do INCRA, Ruberval Gomes, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Agostinho Sales, prefeitos, vereadores e diversos representantes de entidades rurais. (Elpídio Lopes)