Tramita na Assembleia proposta de audiência pública em favor da comunidade negra
Por meio de um requerimento que teve sua urgência aprovada nesta quinta-feira, dia 1°, o deputado Zé Roberto (PT) sugere a realização de uma audiência pública para discutir as políticas afirmativas voltadas para a população negra sediadas no Estado do Tocantins. A referida audiência foi proposta numa sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, realizada no mês de novembro de 2011.
Segundo Zé Roberto, políticas públicos afirmativas são ações essenciais para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, que historicamente vêm de um processo de exclusão social. “É preciso garantir, especificamente, e essa população, oportunidades e melhorias principalmente na área da educação e saúde”, defendeu o deputado.
Ao propor a audiência, o legislador também sugeriu para que sejam convidados alguns representantes públicos e sociais para participarem da reunião, que deverá acontecer no auditório deste Parlamento no próximo dia 20.
Entre as pessoas mencionadas por Zé Roberto estão os secretários estaduais Djalma Leandro (de Direitos Humanos),Agimiro Costa (Trabalho e Assistência Social), Gastão Nader (Saúde), Danilo Melo (Educação), alem do coordenador do Grupo de Consciência Negra do Tocantins, José Iramar, o reitor da UFT, Alan Barbiero, e a ministra de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Bairros. (Elpídio Lopes)