Paulo Roberto quer mobilizar prefeitos para censo 2007

Por Diretoria de Comunicação Social da AL / TO
22/08/2007 12h24 - Publicado há 16 anos
Dep. Paulo Roberto
A realização do Censo 2007, especialmente no Tocantins, foi tema do pronunciamento do líder do governo na Assembléia, deputado Paulo Roberto (DEM). Ele fez um alerta aos prefeitos tocantinenses sobre o resultado, cujos números vão influenciar diretamente no total do FPM dos municípios. "É vital que os prefeitos estejam atentos a esse levantamento populacional. Precisamos colher informações e entender o método empregado, senão muitos municípios terão surpresas desagradáveis com o resultado, tendo como conseqüência a perda de receita", alerta Paulo Roberto. Ainda na sessão, ele solicitou ao presidente da Mesa, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), a criação de uma comissão de deputados para fazer uma visita ao IBGE/TO. Segundo ele, o objetivo é buscar informações para que seja feita uma mobilização com os prefeitos. Gaguim manifestou apoio à criação da comissão e prometeu disponibilizar um técnico da Assembléia para assessorar os parlamentares no assunto. O deputado Stalin Bucar (PSDB) também se mostrou a favor da comissão, lembrando que o deputado Paulo Roberto tem um histórico de luta relacionada com o tema. No último censo, o deputado, quando era prefeito de Taguatinga, questionou os resultados na justiça e conseguiu que o processo fosse revisto. Na época, Paulo Roberto era secretário da Confederação Nacional dos Municípios. Censo 2007 Mais de 70 mil recenseadores vão atuar no censo agropecuário e na contagem da população, a partir do dia 16 de abril. Eles irão visitar mais de 30 milhões de domicílios em 5.435 municípios e, ainda, todos os 5,7 milhões de propriedades rurais existentes no País. Todo o processo será automatizado para possibilitar a transmissão dos dados ao longo do período de coleta, o que irá antecipar a análise de informações, com ganhos de qualidade e tempo na divulgação final dos resultados.