Damaso defende incentivos para produção de eucalipto
A captação de recursos por meio de uma parceria da Subsecretaria de Assentamentos, da pasta da Agricultura, e o Banco da Amazônia (Basa) foi solicitada pelo deputado Osires Damaso (DEM) a fim de captar recursos financeiros para incentivar a implantação da cultura de eucalipto no Tocantins. “O cultivo do eucalipto em todo o País tem crescido satisfatoriamente como investimento para pequenos produtores rurais bem como escala industrial”, defendeu Damaso. Este e outros requerimentos foram aprovados durante a sessão vespertina desta quarta-feira, dia 4.
O democrata requereu também que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em conjunto com as diretorias de Ensino do Estado, realizem a dinamização e divulgação de material educativo referente à preservação na piracema. Em outros pedidos, Damaso quer que a Saneatins implante o abastecimento de água tratada em setores novos da cidade de Paraíso e ainda que o governo recupere o asfalto da TO-110, entre Taguatinga e Lavandeira, que passa por Aurora do Tocantins.
Já o deputado Stalin Bucar (PR) reivindicou ao governador Siqueira Campos (PSDB) um pasteurizador de leite para a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Pequizeiro – Coopas -, a construção de uma creche em Miranorte e de uma quadra poliesportiva em Barrolândia. A construção do Sindicato Rural de Palmas e a reforma e ampliação da Escola Ana Alves Brito de Tocantínia é o teor de solicitações da deputada Solange Duailibe (PT). (Elpídio Lopes)