Povoado de Luzimangues poderá ser incorporado a Palmas
A incorporação da área do povoado de Luzimangues, situado à margem esquerda do rio Tocantins, em Porto Nacional, ao território de Palmas, foi solicitada pelo deputado Marcello Lelis (PV). A urgência de seu requerimento foi aprovada na sessão matutina desta quarta-feira, dia 18, alegando que a área faz parte do Sítio do Município da Capital, conforme decreto legislativo de nº 03/1989.
O documento dispõe sobre a localização definitiva da Capital do Tocantins, conforme relatório elaborado pelo Grupo Quatro, Arquitetura, Planejamento e Consultoria. Ele estabelece um território de 1.024 km², que inclui as áreas de Mangues e Canela, e abrange as margens direita e esquerda do rio Tocantins.
Para o deputado, a área está intimamente ligada ao município de Palmas. “Portanto, faz-se necessário discutir esse assunto tendo em vista a busca de soluções para os problemas relacionados ao desenvolvimento urbano, à segurança pública, à demanda por empregos e tantos outros fatores sociais afetos àquela comunidade”, destacou.
Para tanto, Marcello defendeu a imediata incorporação da área a Palmas a fim de que seu ordenamento territorial e o seu desenvolvimento social sejam promovidos de maneira ordenada e equilibrada, em sintonia com o Plano Diretor. “Tal solução é de urgência, sob pena de assistirmos calados ao crescimento desordenado de Luzimangues, cujos problemas se refletiram na Capital”, ressaltou. (Penaforte)