Fontes renováveis de energia são tema de debates na Unale
O tema da relação entre energia e desenvolvimento foi o foco dos debates na manhã desta quinta-feira, dia 31, durante a Conferência Nacional da Unale, que acontece desde a última quarta-feira, dia 29, no Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte. O ciclo de palestras começou com o ex-ministro de Minas e Energia no governo Geisel, Shigeaki Ueki, que falou sobre a “Evolução da Matriz Energética”, seguido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, com o tema “A importância da energia para o desenvolvimento dos Estados”.
Para o governador de Pernambuco, o debate começa pelas assembleias que devem propor e apoiar iniciativas que sugerem a utilização de energias renováveis, especialmente em pequenas matrizes de produção, como a captação de energia para hotéis e comunidades rurais. “Não devemos desperdiçar o potencial que temos como as energias solar, eólica e hidrelétrica”, frisou Eduardo Campos.
Para o líder do governo no Parlamento Tocantinense, deputado Osires Damaso (DEM), a energia renovável é fator de progresso e o Tocantins deve incorporar esse conceito em suas estratégias de desenvolvimento. “Precisamos acompanhar a evolução do setor e adotar medidas que já foram implantadas e têm dado certo em vários Estados da Federação”, disse.
O mesmo posicionamento é defendido pelo deputado Sargento Aragão (PPS) que considera a proposta de economia sustentável um caminho a ser seguido pelo poder público. “O desenvolvimento de qualquer País passa pela utilização de energia limpa e nosso Estado tem amplas possibilidades nesse segmento”, afirmou. (Penaforte Dias, de Natal/RN)