Deputado destaca Dia Mundial do Meio Ambiente

Por DICOM
06/06/2012 10h28 - Publicado há 12 anos
Lelis: pequenas ações podem ajudar
O deputado Marcello Lelis (PV) usou a tribuna na manhã desta terça-feira, dia 05, para falar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje com o propósito de tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta. No seu discurso, o parlamentar enfatizou os eventos que já estão sendo preparados no Brasil para debater a questão, como o “Rio + 20”, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, e a importância de implementar ações que repercutam na conservação do meio ambiente, a exemplo da substituição de sacolas plásticas pelas biodegradáveis. Sobre a Conferência das Nações Unidas, o parlamentar enfocou que o evento abordará a preocupação da humanidade com a poluição do ar, do solo e da água, com o desmatamento, com a diminuição da biodiversidade e da água potável, com a destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas, além da extinção de animais. “Todos esses temas compõem a pauta de discussão ambiental dos governos e da comunidade internacional, no propósito de alcançar soluções conjuntas que garantam a preservação”, enfatizou Lelis. O deputado ainda lembrou a necessidade de cuidar das áreas de preservação ambiental, com a construção de novos parques e praças, além de manter a qualidade da água mediante a conservação das nascentes e dos mananciais de água potável. “Nossas belezas naturais devem ser exploradas de forma sustentável, como é o caso das cachoeiras da Serra do Carmo e de Taquaruçu, com a implantação de um pólo ecoturístico”, pontuou. Ao final, Lelis propôs uma reflexão sobre a importância da colaboração de toda a sociedade nesse processo de conscientização e lembrou que mudanças de atitude são necessárias para que todos possam usufruir no futuro de um meio ambiente mais verde e equilibrado. Para ele, muitas ações de preservação ambiental podem ser desenvolvidas no âmbito local, pois estão facilmente ao alcance dos governos e da sociedade. “Cabe a nós agir de maneira propositiva e decisiva em defesa da preservação dos recursos naturais, do equilíbrio ambiental e da qualidade de vida do nosso planeta”, disse. (Maisa Medeiros)