Solicitada divulgação de IDEB em placas na frente das escolas
Foi aprovado na Ordem do Dia desta terça-feira, dia 16, um requerimento da deputada Solange Duailibe (PT) que solicita a divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em placas colocadas na frente das escolas públicas do Estado. O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP) para avaliar o rendimento dos alunos e a capacidade das escolas de ensinar. Com base nas informações, os municípios, os Estados e a União definem ações para melhorar a qualidade do ensino e dirigem recursos técnicos e financeiros para áreas consideradas prioritárias.
Para a autora da matéria, as avaliações do MEC são públicas e devem receber uma maior divulgação de seus resultados, para que os pais tenham conhecimento da realidade e comparem com outros colégios da mesma região. “A colocação de uma placa com a nota do IDEB na porta das escolas não resolverá o problema do baixo aproveitamento dos alunos da rede pública. Mas a iniciativa é importante a fim de que os pais reflitam sobre a qualidade das escolas e se mobilizem para pressionar as autoridades a tomar providências”, destacou.
Também foram aprovados na sessão de hoje vinte requerimentos do deputado Vilmar do Detran (PMDB) que propõem a recuperação de estradas em vários municípios do Estado, bem como a reforma de uma escola e quadra poliesportiva na cidade de Araguacema.
Já o parlamentar Jorge Frederico (PSD) solicita a construção de um campo de futebol em Wanderlândia, e o deputado Manoel Queiroz (PPS), a abertura de poços artesianos com rede de abastecimento de água em assentamentos no município de Darcinópolis. (Maisa Medeiros)