O deputado Zé Roberto (PT) subiu à tribuna na manhã desta quarta-feira, dia 7, para refletir sobre a gravidade dos acidentes de trânsito em Palmas. Segundo o orador, só no primeiro semestre de 2012, na mais nova capital do País, ocorreram 1.720 acidentes de trânsito, o que faz de Palmas a décima cidade mais violenta do Brasil quando se trata de ocorrência com veículos automotores.
O parlamentar divulgou ainda que 70% dos atendimentos no Hospital Geral de Palmas (HGP) provêm de sinistros de tráfego, sendo que 80% destes envolvem motociclistas. Foi também mencionado pelo deputado ser a maioria das vítimas composta de jovens e que, diante dos fatos, pretende solicitar a realização de uma audiência pública para discutir o assunto em Palmas e no Estado.
Após o discurso de Zé Roberto, o deputado José Geraldo (PTB) relatou que já teve de socorrer pessoas acidentadas e que essa questão deve ser abordada com urgência e profissionalismo. Já o deputado Sargento Aragão (PPS) defende a educação como a melhor solução para o problema. O parlamentar José Bonifácio (PR), por sua vez, sugeriu que a próxima administração de Palmas utilize mais os guardas na prevenção de acidentes e, assim, libere os policiais para outras diligências. (Elpídio Lopes)