Eli defende apoio aos micros e pequenos agricultores
O deputado Eli Borges (PMDB) usou a tribuna na manhã desta quinta-feira, dia 8, para criticar a pouca importância que os governos estaduais têm dado aos micros e pequenos produtores rurais. Entre as várias dificuldades enfrentadas pelas categorias mencionadas estão a falta de apoio dos poderes públicos na liberação de máquinas e as condições de escoamento da produção, o que os obrigaria ao improviso no plantio e no transporte.
Outro problema lembrado pelo parlamentar são os altos preços dos insumos agrícolas, como o valor da tonelada e transporte de calcário. Eli Borges disse que no Estado vizinho, Goiás, a tonelada de adubo custa entre R$ 900 e mil reais, enquanto no Tocantins custa R$ 1.400, cerca de 40% a mais.
As dificuldades enfrentadas no Estado, segundo Eli, impedem os agricultores tocantinenses de competir com os colegas goianos, “mais evoluídos” no campo. “Precisamos que o Governo crie incentivos aos micros e pequenos agricultores, ou nunca vamos conseguir competir com Goiás”, sentenciou. (Elpídio Lopes)