Solicitada a instituição do projeto "Deputado Universitário"

Por DICOM
20/11/2012 14h05 - Publicado há 11 anos
Deputado Osires Damaso
Mediante solicitação dos estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), os deputados aprovaram em regime de urgência um requerimento do líder do Governo, deputado Osires Damaso (DEM), que pede chancela para a realização do projeto denominado “Deputado Universitário Tocantinense”, evento previsto para acontecer nesta Casa de Leis nos dias 29 e 30 de novembro. Em seu requerimento, Damaso ressaltou a importância do evento para a formação da juventude universitária. “O interesse é visível nesse projeto, com grande participação de acadêmicos de todas as áreas de diversas instituições do nosso Estado”, manifestou. O democrata requereu também da Secretaria da Educação a exigência de atestado médico para a prática de qualquer atividade física, bem como a implantação do boletim escolar eletrônico a alunos das escolas estaduais. A deputada Solange Duailibe (PT), por sua vez, pediu o parcelamento do DPVAT e IPVA a partir de 2013, conforme decreto do Governo Federal. A petista requereu também o envio de votos de aplausos ao prefeito Raul Filho e ao secretário municipal de Saúde, Samuel Bonilha, pela construção da sede da unidade de saúde da família no Lago Sul. O parlamentar Toinho Andrade (PSD) pediu o encaminhamento de duas moções de aplauso, sendo uma para Luiz Antônio Alves Saquetin, prefeito de Nazaré, pelos 54 anos daquela cidade; e para o Tribunal de Justiça, em nome da desembargadora Jaqueline Adorno, pela realização da Semana Nacional da Conciliação. Toinho requer também a recuperação e a sinalização da TO-070, entre Porto Nacional e Brejinho de Nazaré. Já Marcello Lelis (PV) endereçou solicitação à Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e à bancada tocantinense no Congresso Nacional para que se esforcem pela inclusão do Estado no programa Estação Jovem, do Governo Federal. A SNJ lançou o programa com a finalidade de ampliar o acesso dos jovens às políticas públicas em parcerias formadas com os Estados e municípios, mas o Estado do Tocantins ficou de fora do benefício, segundo o edital. Para Lelis, o que motivou a não-inclusão do Tocantins foi a dificuldade mencionada pelo Governo na malha viária estadual. “O Tocantins tem todas as condições necessárias para a sua inclusão no momento mesmo da implantação do programa”, defendeu. (Elpídio Lopes)